“A vocação Shalom é um chamado de Deus que se dirige a todo e qualquer membro batizado do povo de Deus que, tendo feito a experiência com o Ressuscitado que passou pela cruz e que batiza no Espírio Santo (Jo 20, 19-22), recebe o apelo de segui-lo segundo o espírito desta vocação... Cabe à Comunidade ter a sabedoria e o discernimento dados pelo Espírito de Deus, para, através de sua vivência, despertar e discernir novas vocações” (Art. 26 ECCSh)
À partir desse artigo dos estatutos da comunidade quero partilhar com vocês algo muito importante, algo que compromete a nossa vida e muda o rumo da nossa história. Gostaria de partilhar o chamdo de Deus e a nossa resposta. Muitas vezes diante da nossa caminhada com Deus trazemos no coração uma voz que inquieta e que não sabemos traduzir bem. Porém, junto com essa inquietação vem uma certeza: Deus nos chama a darmos mais do que estamos dando. Parece que Ele não quer “simplesmente” a nossa oração, a nossa participação na eucaristia ou o nosso compromisso com o grupo de oração. Vai ficando claro (apesar dos medos e das inseguranças) que Deus quer a nossa vida e não simplesmente os nossos atos ou compromissos. Nasce, então, dentro do nosso coração uma sede de ofertarmos toda a nossa vida a Deus. Mas, junto com essa sede, nasce a grande pergunta: “Onde?” e “como?” e “será que serei capaz de viver?”. Diante dessas perguntas todos devem começar a buscar descobrir o plano de Deus, pois só o plano que Deus pensou responderá a essas perguntas e para isso se faz necessário um caminho de acompanhamento vocacional para entedermos e vivermos o que Deus quer de cada um de nós. A nossa oração deve ser como a de São Francisco de Assis que rezava a Deus dizendo: “Senhor que queres que eu faça?” ou em outras palavras podemos dizer: “Senhor qual a tua vontade para mim?”, “Senhor, como saciar essa sede que tenho no coração por esse algo mais?”. Quanto mais rezamos, vamos a missa, adoramos, vamos para o grupo de oração mais Deus faz crescer essa inquietação.
Meus irmãos, se essa pequena partilha que escrevo é uma verdade para você está na hora de você viver um caminho de discernimento vocacional. Se você tem o desejo de conhecer melhor à vocação Shalom ou quer tornar-se um vocacionado Shalom é só escrever para o endereço que está nessa página da revista ou visitar o site www.comunidadeshalom.org.br/vocacional e clicar na parte: DESEJO SER UM VOCACIONADO.
“O irmão que se sinta vocacionado à comunidade deve submeter-se a um processo de acompanhamento vocacional. Após esta primeira etapa de discernimento de sua vocação, submete-se a um caminho em três etapas: Postulantado, Noviciado e Consagração.” (Art. 30 ECCSh)
Esse caminho vocacional o ajudará a discernir o chamado de Deus, bem como a sua resposta. Todos que trazem o apelo no coração de anunciar a PAZ ou o SHALOM precisam estar conscientes que trazemos um chamado de consagrarmos toda a nossa vida à Deus pela vida de oração, vida fraterna e serviço exclusivo na evangelização.
Gostaria de terminar essa pequena partilha dirigindo uma palavra aos jovens e para isso vou usar uma frase do documento “VITA CONSECRATA” do nosso amado papa João Paulo II: A vós, jovens, digo: se sentirdes o chamado do Senhor, não o recuseis! Entrai, antes, corajosamente nas grandes correntes de santidade, que foram iniciadas por santas e santos insignes no seguimento de Cristo. Cultivai os anseios típicos da vossa idade, mas aderi prontamente ao projeto de Deus sobre vós, se ele vos convida a procurar a santidade na vida consagrada. Admirai todas as obras de Deus no mundo, mas sabei fixar o olhar sobre aquelas realidades que jamais terão ocaso.”
Deus espera a sua resposta!
Shalom!
-------------------------------------------------------------------
por Gleidson Bezerra

Nenhum comentário:
Postar um comentário